terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sou explorada


Vida de estagiário não é fácil. Pelo menos, no sítio onde estou.
Arrisco-me a dizer que é quase pior que a faculdade (não posso faltar de vez em quando só porque sim)!
Estão constantemente a dar mais coisas para fazer, mesmo que saibam que estamos atolados em trabalho, estão constantemente a testar os limites a uma pessoa. Quanto mais fazemos, mais nos dão para fazer.
No meu departamento, a big boss não é a melhor e as "bosses" abaixo dela também são um bocadinho avariadas. Tenho sempre que ficar mais tempo para tentar pôr as coisas em dia e nunca consigo. Os estagiários não são muito respeitados nem valorizados. Não nos agradecem o esforço nem as horas extras.
Já deu para perceber que isto não pode ser prática comum senão eles habituam-se mal e eu é que me lixo que qualquer dia não tenho vida para além daquela sala!
Inocentemente, fiquei um dia depois das 19h (a minha hora de saída nesse dia) só para terminar uma coisa e eis que a chefe repara e aproveita-se. Eram 19.10h quando me deu uma tarefa para fazer imediatamente. Saí de lá às 20h possessa. Nunca mais repito a gracinha. Às 19h ponho-me a andar.
Eu sei que a pessoa tem que se esforçar no trabalho, sei perfeitamente e acho normal.
O que não acho normal é que explorem estagiários altamente mal remunerados. E que digam aos estagiários que não os vão contratar depois, que o estágio é só para aprenderem e enriquecer o currículo mas depois dão-nos 1001 coisas para fazer quando sabem perfeitamente que não é exequível. Digo que sabem porque a big boss já o admitiu, o que torna as coisas ainda mais ridículas. Se ela sabe que manda fazer o impossível, porque é que continua?! Circulam rumores de que ela gosta de ver os estagiários lá muito tempo a trabalhar e também com TPCs.
Mas não estou para isso. Dedico-me todo o tempo que lá estou, mal respiro porque estou sempre a trabalhar e há muita coisa para fazer, mas não me peçam para ficar sempre mais tempo. Tenho ficado de vez em quando, em situações pontuais, e também admito levar coisas para casa quando tiver mesmo que ser. O problema é que ali querem fazer destas situações rotina e não me parece correcto.
Não cabe na cabeça de ninguém. O trabalho é muito, o pessoal não é suficiente, a solução é clara: contratem mais pessoas. Não me venham com a tanga de que não há dinheiro porque há.

3 comentários:

  1. na minha ex-empresa era basicamente o mesmo... mas a situaçao que passas depois do horario de trabalho muitas das vezes passava-se nao so com os estagiarios.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se chegou a ser enviado o comment que mandei ontem porque o programa crachou entretanto, mas uma coisa queria dizer: é normal essa sensação.
    Eu não acho que fui explorada, porque era um trabalho muito exigente e todo o empenho foi necessário.
    No entanto, se olhar para trás, trabalhava 10-11h por dia, 6 dias por semana, 4 dias de férias em 7,5 meses e 1 mes seguido sem paragem nenhuma. Isto enquanto Erasmus. Foi um abuso
    Fiquei um caco no fim. Mas hoje organizo-me como quero.
    É uma fase que passa, apesar de todo o stress. E claro, há chefes porreiros :) Eu achei um.

    ânimo miuda!

    ResponderEliminar
  3. Miúda, essa situação pós-horário naquela empresa normalmente só se passa no meu departamento e maioritariamente com estagiários. Só falo do que vejo mas acredito perfeitamente que em muitas empresas isto seja o pão nosso de cada dia para muita gente.

    Pusinko, não recebi nada ontem, não...
    Eu também acho que vai melhorar. Agora é o início, é o choque, estou mais revoltada. Mesmo assim, posso dizer que passado 1 mês os meus níveis de stress estão mais normalizados. Já percebi o ritmo e o modo de funcionamento lá e comecei a criar as minhas defesas.
    Espero que seja realmente só uma fase e continuar a melhorar ;)
    Bem tu foste esfolada! Ganhaste estaleca, imagino =P
    É o ponto positivo do que me está a acontecer agora xD

    ResponderEliminar

Tell me please :) Obrigada!
(Os comentários de resposta serão exibidos aqui)