terça-feira, 10 de julho de 2012

Coisas que me assustam


A solidão na velhice.

Um senhor idoso, mas muito simpático, disse-me que já não lhe dava gosto andar neste mundo porque a mulher tinha falecido há 3 meses. E os amigos também já tinham falecido todos. Fiquei mesmo triste, deu-me tanta pena...
E ao mesmo tempo fiquei assustada. A velhice por si só já me assusta um bocadinho. Ficamos menos capazes, mais dependentes, menos autónomos. Se não tivermos ninguém, então aí ainda é pior. Na velhice, precisa-se de muito apoio. E muitas vezes, ele não existe.
Tenho muita pena dos velhotes que vivem sozinhos e morrem sozinhos. Quando houve aquela vaga de mortes no início do ano, eu já nem via as notícias. Que horror, a quantidade de pessoas que morre sem ninguém saber e só se descobre ao fim de muito tempo. Não há ninguém que as procure logo? Não têm contacto regular com ninguém? Que é feito da família? Eu acho que dava em doida, gosto tanto de falar e estar rodeada de pessoas...

3 comentários:

  1. É mesmo muito triste, talvez por isso muitos dos nossos idosos procurem a farmácia como um ponto de conforto. Quando trabalhei em farmácia haviam algumas pessoas que passavam lá todos os dias só para um bocadinho de conversa...

    ResponderEliminar
  2. É muito, muito triste, ver as condições em que vivem muitos idosos!
    Sozinhos, abandonados pelos filhos, pela família, pela sociedade!
    E nós continuamos a ignorar tudo isso...

    ResponderEliminar
  3. Teardrop, sim... Deu-me mesmo pena =/

    Ateaoscem, também acho que o país devia fazer mais pela qualidade de vida na terceira idade. Mas o nosso governo não pensa muito nisso... E a geração de agora (claro que há excepções) não parece dar muita importância à família infelizmente -.-

    ResponderEliminar

Tell me please :) Obrigada!
(Os comentários de resposta serão exibidos aqui)