segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Dilemas


Ainda não encontrei o meu rumo.
Estou num estágio profissional há menos de 2 meses. Não tenho enviado muitos currículos porque queria ficar lá pelo menos 3 meses. Acho que uma experiência de 1 ou 2 meses não vale de muito em lado nenhum...
Mas depois penso: acabei o curso o mais cedo que podia para ter mais oportunidades que os restantes e se não enviar currículos, essas oportunidades vão passar-me ao lado. Posso estar à espera de uma oportunidade lá para o início de 2013 e essa oportunidade apenas existir antes!
O pior é que ainda não sei bem qual o meu ponto de chegada. Não sei bem aquilo que quero fazer da vida, concretamente.

Sei que quero ajudar as pessoas, que adoro medicamentos e cosmética.
Mas perguntam-me onde me imagino daqui a 10 anos e a minha resposta é não sei.
Sempre pensei que com o tempo ia chegar a alguma conclusão. Mas isso não aconteceu.
Sei o que não quero mas isso apenas corresponde a uma área.
Aquilo que me desperta mais interesse parece-me ser farmácia comunitária mas é um ramo que está à beira do abismo e as perspectivas de futuro são tudo menos agradáveis. Também gosto imenso de farmácia hospitalar (pelo menos adorei o hospital onde estagiei) mas conseguir vagas aqui é extraordinariamente difícil. Gostava de conhecer melhor indústria porque, da pequena ideia que tenho, não me atrai muito. Mas tenho curiosidade...
Existe (ou existia, agora já não sei) uma pequena possibilidade de conseguir uma oportunidade em Indústria, uma coisa estável em princípio e com maior qualidade de vida associada. E que faço? Não é o que gosto. Acho que limita os conhecimentos porque é uma área demasiado focada. Arrisco só porque é estável? Se calhar a resposta até é sim, tendo em conta a situação do país. Mas o meu coração diz-me que não.
Só que o meu coração não paga despesas. E o estágio onde estou mal as paga, sendo que é temporário e sem contrato futuro.
Ai que vida. Tanta complicação que vai na minha cabeça! Sou uma indecisa do caraças.

4 comentários:

  1. Decidi o que queria aos 15 anos, no fim da 1a semana de aulas, graças a um mega "Stor" que hoje em dia considero meu amigo. Fui para o curso que queria, e tinha uma variante preferida até meio do curso. Depois ganhei outros interesses e estagiei numa área da qual sabia virtualmente nada. Gostei e investi nela. Também aos 15 decidi que deveria acabar a especialização até aos 30 anos, e consegui isso aos 28. Tinha tudo planeado para metade da vida ahah! Hoje, no nível seguinte da minha carreira (e só passou 1 ano), estou cheia de dúvidas. Não que tencione mudar ou desistir, mas constatei que há muito mais jogo e política quando eu queria simplesmente trabalhar e ser feliz.
    Hoje pergunto-me se posso adaptar o que quero fazer ao que o mercado oferece. O que, e como vou mudar para estar a par da constelação económica, sem deixar de fazer algo que adoro.

    Este testamento para dizer que podes nunca te livrar de dúvidas porque vais sempre ajustando as tuas preferências. E isso é bom. Comodismo não serve para nada.
    Experimenta áreas. Se conseguires um estágio remunerado na indústria ou memso um contracto, porque não? Podem fazer investigação de novos produtos, optmização dos existentes, ou simplesmente supervisionar a produção... porque não dar um tiro no escuro? Um contrato não tem correntes de ferro que te amarrem para a vida toda. Além disso és sózinha (=não tens encargos com os teus pais, suponho, e não tens filhos). Queres melhor altura para um salto de pára-quedas?

    ;)

    ResponderEliminar
  2. O meu estágio profissional está a acabar também... e não faço a menor ideia do que vou fazer a seguir... :(

    ResponderEliminar
  3. Não sei o que te dizer... Eu tirei o nosso curso por paixão e sou muito feliz na indústria. Mas acho que só quando experimentares diferentes áreas vais perceber o que é melhor para ti. Eu depois de ano e meio numa farmácia percebi que não era o queria para a minha vida. Contigo pode ser exactamente o oposto!
    Se precisares de alguma coisa, manda-me email :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao meu curso, não estou nada arrependida. Decidi que queria CF aos 14 anos e gostei muito de tirar. Era o que queria e estou muito feliz por ter conseguido :)
    Se farmácia comunitária não estivesse a treta que está, gostava de enveredar por essa área. Mas tendo em conta a situação actual, acho que devia virar-me para outras áreas.
    Depois também tenho receio de chegar ao fim deste estágio e pensar "E agora? Será que este ano valeu a pena?".
    Claro que, se puder, gostava de experimentar indústria depois disto mas não sei se vou poder. Porque as oportunidades não surgem quando eu quero...
    Também tenho esse teu dilema, Pusinko.
    Eu gosto de trabalho em laboratório mas sinceramente não me imagino a fazer isso da vida, daí ter receio de não gostar de indústria. Mas até gostava de experimentar. E não me importo de arriscar porque não tenho encargos com terceiros. Tenho que ajudar os meus pais, mas fora isso desde que chegue para mim, eu arrisco :)
    Só gostava que as coisas ficassem um bocadinho mais claras na minha cabeça =P

    ResponderEliminar

Tell me please :) Obrigada!
(Os comentários de resposta serão exibidos aqui)