terça-feira, 4 de outubro de 2011

Espanta-me!


Não raras vezes fico bastante surpreendida com o facto de determinadas pessoas estarem no 5º ano do curso porque não denotam ter aprendido grande coisa e não sei mesmo como passam nos exames.
Há falhas e falhas é verdade mas esta acho inacreditável!
Então não é que 4 almas benditas viram escrito "Omeprazol 20mg po" e pensaram que era pó? Mais, depois de pensarem que era pó não se questionaram sequer se a substância activa correspondente existe à venda em forma de pó. Repito, das 4 pessoas nenhuma achou nada de estranho. Mas há mais, com tanta inteligência, acharam por bem dizer na apresentação que uma das críticas que tinham a fazer era que não se devia dar esses medicamentos (porque não era só este) em pó, devia preferir-se comprimidos ou cápsulas. 
Então agora, para quem não percebe nada de saúde, eu explico: para uma pessoa que é finalista e daqui a uns meses entra em estágio, é mais que sabido que po apesar de não estar escrito correctamente (p.o.) significa per os, ou seja, via oral. Nós aprendemos isto no 3º ano caramba e no 4º falamos regularmente! E o Omeprazol não existe em pó sequer, assim como nenhum dos outros em causa! 
E depois fico assim espantada/irritada, como é que isto acontece com alunos de 5º ano?! Como é possível? Eu sei que ninguém sabe tudo, muito menos nós alunos, então nomes de medicamentos há milhões, mas as vias de administração mais comuns são poucas! E essas é suposto saber...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tell me please :) Obrigada!
(Os comentários de resposta serão exibidos aqui)